O que é? O que faz um Ortodontista?

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que trata a posição dos dentes e mandíbulas. Portanto, se você encontrar uma arcada dentária curva, um sorriso desalinhado ou um dente saliente em seu sorriso, pode ser hora de procurar a DENT+. A Ortodontia também pode ser usada com muitas formas e tipos de equipamentos, que podem ser móveis ou fixos. Tudo depende da necessidade de cada paciente.

Os ortodontistas são profissionais que vão te ajudar na missão de ter um sorriso mais bonito na prática. O tratamento ortodôntico pode não só alinhar os dentes, mas também restaurar as funções corretas de mastigação, deglutição e fala, além de reduzir qualquer disfunção da articulação temporomandibular  (se houver).

TIPOS DE ORTODONTIA

Ortodontia preventiva

Esse tipo de ortodontia evita que o paciente precise usar aparelho fixo no futuro ou passe por procedimentos intensos, como extração de um dente.

Ortodontia interceptativa

Esse tipo de ortodontia é mais usada quando o profissional descobre o início de um problema ortodôntico. Com ela, podemos evitar um tratamento mais complexo no futuro.

Ortodontia corretiva

Já a ortodontia corretiva é a opção indicada quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e posicionamento, seja ela permanente ou mista. Esse tipo de tratamento normalmente é o mais comum, já que muitos pacientes acabam deixando para tratar de seus dentes quando o problema já está instalado na cavidade oral.

ORTODONTIA INFANTIL

Com que idade devo levar meu filho ao ortodontista? Este é um problema muito comum entre os pais. No entanto, isso mostra que a primeira visita foi entre as idades de cinco e sete anos. É nesta fase que a criança entra no processo de substituição dos dentes decíduos por permanentes e pode apresentar o primeiro problema de dentição. Alguma dúvida? manda um what’s!

Ortodontia e aparelhos odontológicos

Invisaling®

Invisa é muito mais que um aparelho. Sem fios e sem metais, Invisalign transforma o seu sorriso. A tecnologia SmartTrack® possibilita um tratamento mais confortável e mais rápido com trocas semanais de alinhadores.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM APARELHO DE DENTE? CONHEÇA AS ETAPAS

São realizadas correções de giros e posições anormais dos dentes;

Essa etapa é a primeira correção realizada, com o aparelho específico que, ao ser instalado, vai descruzar os dentes e começar a corrigir o problema identificado;

É a avaliação da relação existente entre as arcadas, superior e inferior.

Quando o paciente possui diferença de encaixe da mordida na região anterior.

Quando o ortodontista dá início ao posicionamento das raízes e refinamento do quadro, caracterizada como trabalhosa e demorada, aproximando-se da posição final.

É a retirada do aparelho fixo para colocar a contenção para manter a estabilidade dos dentes.

MANUTENÇÃO DO APARELHO ORTODÔNTICO: COMO FUNCIONA?

Ir ou faltar a uma consulta de manutenção do seu aparelho? Fique sabendo que a manutenção do aparelho ortodôntico é fundamental para um tratamento de sucesso, como explica o especialista Sérgio Casarim: “É através dela que nós podemos colocar força sobre os dentes e, com isso, fazer com que eles se movimentem até ficarem alinhados”. 

Sendo assim, podemos afirmar que não comparecer a uma consulta de manutenção pode afetar e muito o resultado do seu tratamento. Entre os problemas, podemos citar:

– O atraso do tratamento, uma vez que a força deixará de ser aplicada;

– Se não houver a substituição dos elásticos todo mês, os acessórios começam a degradar, ficando inchados e acumulando placa bacteriana.

COMO FAZER A HIGIENE BUCAL DO APARELHO ORTODÔNTICO?

qual o preço de um implante dentario

1º passo

Antes da escovação, use um fio dental super floss ou passa fio nos dentes para remover os restinhos de comida ou de placa bacteriana entre eles;

2º passo

Em seguida, escove os dentes escova ortodôntica, se desejar mais tecnologia, você também pode investir em uma escova de dente elétrica, ela vai facilitar muito a limpeza do seu aparelho;

3º passo

Com a escova interdental, limpe os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico, para remover aquelas sujeirinhas que restaram;

4º passo

Finalize fazendo um bochecho com enxaguante bucal. Assim você vai garantir um hálito mais agradável, além de proteção com flúor para os dentes.

Deixar uma resposta

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM