Passo a passo do tratamento Ortodôntico

Conhecer as fases do tratamento ortodôntico é o primeiro passo que se deve observar no momento em que se decide efetuar o procedimento.

Quer saber o passo a passo do Tratamento Ortodôntico? Fica ligado nessa informação.

É na primeira consulta que o ortodontista fará uma avaliação criteriosa das situações que demandam correção e, não havendo necessidade de exames complementares, ele irá indicar a melhor forma de efetuar o tratamento.

Concluído o diagnóstico, e, estando o paciente de acordo com a proposta de tratamento, o profissional irá registrar, normalmente através de imagens, a situação antes do início dos trabalhos.

Durante todo o tratamento é muito importante manter uma ótima higiene bucal. Tendo esse cuidado vai-se evitar a ocorrência de cáries e outros problemas decorrentes da falta de higiene.

Evolução da Ortodontia

A Ortodontia é, seguramente, uma das áreas que mais tem evoluído na Odontologia. Hoje essa modalidade trata de pacientes de todas as idades. Dá um “up” na autoestima das pessoas, e melhora, e muito, a qualidade de vida delas. Já vai longo o tempo em que os tratamentos eram demasiadamente longos. De perder de vista mesmo. Mas, principalmente, devido aos avanços verificados nos últimos anos, não só devido a evolução dos materiais, mas também devido ao aprimoramento das técnicas e procedimentos, hoje, esses tratamentos estão muito mais confortáveis, com estética agradável e com um tempo mais curto se comparado com o que ocorria no passado.

Entretanto, para que o tratamento venha a ter o sucesso esperado, alguns fatores são de acentuada relevância:

O primeiro passo a passo do tratamento ortodôntico é a Diagnóstico e Instalação do Aparelho

É na primeira consulta que o ortodontista fará uma avaliação criteriosa das situações que demandam correção e, em não havendo necessidade de exames complementares, irá indicar a melhor forma de tratamento.

Estando o paciente de acordo com o tratamento proposto, é recomendado que sejam feitos exames e fotos buscando assim manter um registro do início do tratamento. Só então o aparelho é instalado.

Durante todo o tratamento é muito importante manter uma ótima higiene bucal. Tendo esse cuidado vai-se evitar a ocorrência de cáries e outros problemas decorrente da falta de higiene.

As primeiras semanas do tratamento ortodôntico

Após a instalação do aparelho começa então a haver a movimentação gradual dos dentes. O objetivo nessa fase é alinhar e nivelar os dentes. Esses primeiros movimentos dos dentes é que irão determinar como o tratamento deverá evoluir. Na maioria dos tratamentos essa fase ocorre sem maiores problemas.

O segundo momento do passo a passo do tratamento ortodôntico é a Fase da Correção propriamente dita

Exemplo de dentes completamente alinhados.

Estando os dentes nivelados e corretamente alinhados a atenção do ortodontista se volta para atuar sobre os fatores objeto do tratamento. Então, ele passa a utilizar fios de aço mais resistentes do que aqueles utilizados na fase anterior. Agora a dupla, elásticos e fios de aço começam a efetuar a movimentação dos dentes de forma a corrigir os problemas identificados na fase do diagnóstico. Os problemas mais comuns que demandam por correção são:

  • dentes superiores a frente dos inferiores;
  • dentes apinhados (fora de posição normal);
  • mordida aberta (dentes da frente não tocam nos inferiores);
  • espaços na mordida;
  • vários tipos de má oclusão.

Finalizando a Correção

Nessa fase os dentes já estão próximos da posição correta. O ortodontista poderá fazer uso de outros matérias necessários consolidar os ganhos obtido até o momento. O cliente já percebe, com satisfação, o resultado do trabalho empreendido até então.

Mas o tratamento ainda não acabou. É nesse momento que a atenção do ortodontista e do paciente devem redobrar. O engajamento do paciente nesse momento é fundamental, sem o qual, poderá haver retrocesso nas conquistas até então obtidas.

O terceiro passo a passo do tratamento ortodôntico é a fase Final: Contenção

Última fase do tratamento ortodôntico.

Removido o aparelho o tratamento ainda continua. Nos meses que irão se seguir a retirada do aparelho, os dentes estarão se adaptando as novas posições. Poderá haver necessidade de se utilizar algum tipo de contenção ainda. Sejam elas fixas ou removíveis. O objetivo agora é garantir a estabilidade de toda a arcada. Nessa fase o acompanhamento é também muito importante para garantir o sucesso do tratamento.

E o tratamento chega ao fim

Concluído o tratamento o paciente vai se sentir muito bem ao se olhar no espelho e ver os dentes lisinhos e alinhados.  Mas os benefícios não param por aí. É no dia a dia que será possível perceber o quanto valeu o tratamento. O paciente vai perceber uma enorme diferente na facilidade e eficiência da mastigação, facilidade em manter a higienização bucal, hálito fresco e agradável, harmonia na articulação do maxilar e dos músculos da face, gengivas saudáveis, ausência de problemas de oclusão, digestão dos alimentos melhorada. Essas são somente algumas das vantagens que podemos elencar num primeiro momento. Com o passar dos anos é que será possível ao paciente perceber os grandes benefícios que o tratamento ortodôntico produziu. Dentes e gengivas saudáveis por toda vida.

Deixar uma resposta

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM