Tratamento odontológico para gengivite e cuidados caseiros

Gengivite: causas, sintomas e como tratar

Gengivite: como reconhecer e tratar o problema

Caso você sinta as gengivas sensíveis, com aparência avermelhada e apresentando algum sangramento, é muito provável que esteja precisando tratar a gengivite.

Então vamos lá. Gengivite: causas, sintomas e como tratar .

Num estágio inicial da doença, apenas com um cuidado maior com a higiene bucal, normalmente, o problema será resolvido.

Entretanto, caso a gengivite não seja tratada, ela pode evoluir, agravando assim os sintomas. Nessa fase da evolução da doença dá-se o nome de periodontia.

A doença periodontal tem como principais características a formação de bolsas periodontais ao redor dos dentes, que pode levar até a perda de dentes.

Caso perceba em você esses sintomas, procure a ajuda do seu dentista.

Como seu dentista irá tratar a periodontia.

O dentista vai fazer uma limpeza geral removendo as placas bacterianas, também conhecidas como tártaro, que estejam acumuladas nos dentes, seguida de um polimento nos dentes de forma a prevenir a reincidência dos sintomas.

Cuidados recomendados para limpeza dos dentes e gengivas

É sempre bom relembrar sobre as técnicas adequadas de escovação e uso do fio dental não é? Seu sorriso e sua saúde geral dependem de hábitos simples de cuidados dentários, como escovar os dentes e passar o fio dental. Mas você está usando as técnicas corretas?

Escovação correta para a saúde bucal

A saúde bucal começa com dentes limpos. Manter limpa a área onde os dentes encontram as gengivas pode prevenir doenças gengivais, enquanto manter as superfícies dos dentes limpas pode ajudar a prevenir cáries e doenças gengivais.

Considere estes princípios básicos de escovação:

Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia. Ao escovar os dentes não se apresse. Demore cerca de dois minutos para fazer um trabalho completo. Não escove logo após comer, especialmente se você ingeriu algo ácido, como frutas cítricas ou refrigerantes. Não se esqueça de limpar a língua, que contém bactérias, com uma escova de dentes ou mesmo com raspador de língua.

Use, de preferência, um creme dental com flúor e uma escova de cerdas macias que se encaixem confortavelmente na boca. Considere o uso de uma escova de dentes elétrica, que pode reduzir a placa e uma forma leve de doença gengival (gengivite) mais do que a escovação manual. Esses dispositivos também são úteis se você tiver algum problema que dificulte a correta escovação.

Pratique essa boa técnica: segure sua escova de dentes em um pequeno ângulo – apontando as cerdas em direção à área onde seu dente encontra sua gengiva. Escove suavemente com movimentos circulares curtos para a frente e para trás. Mas cuidado, escovar com muita força ou com cerdas duras pode machucar as gengivas.

Sempre enxágue sua escova de dentes com água após a escovação. Guarde a escova de dentes na posição vertical e deixe-a secar ao ar livre até usá-la novamente.

Invista em uma nova escova de dentes ou em uma cabeça de reposição para sua escova de dentes elétrica a cada três meses – ou antes, se as cerdas esfolarem ou se tornarem irregulares.

Uso do fio dental para saúde bucal

Entre os dentes e sob a linha da gengiva é difícil de acessar os resíduos de alimentos com uma escova de dentes. É por isso que o uso diário do fio dental é importante.

A boa técnica no uso do fio dental recomenda:

Não economize. Sirva-se de pelo menos de 40 centímetros de fio dental. Enrole a maior parte do fio ao redor do dedo médio de uma mão e o resto ao redor do dedo médio da outra. Segure o fio dental com força entre os polegares e os indicadores.

Seja gentil. Passe o fio dental entre os dentes com um movimento de fricção. Não coloque o fio dental na gengiva. Quando o fio dental atingir a linha da gengiva, curve-o contra um dente, formando um “C”.

Pegue um dente de cada vez. Deslize o fio dental no espaço entre a gengiva e o dente. Use o fio para esfregar suavemente a lateral do dente em um movimento para cima e para baixo. Desenrole o fio dental à medida que avança para o resto dos dentes.

Contanto que você faça um trabalho completo, não importa se você escova ou usa fio dental primeiro.

Outras dicas de cuidados com a saúde bucal

Além de escovar e passar fio dental diariamente, como um cuidado a mais, considere o uso de enxaguantes bucais contendo flúor para promover a saúde bucal.

Além disso, resista à tentação de usar palitos de dente ou outros objetos que possam ferir as gengivas e deixar entrar bactérias. Se você fuma, tente parar. O tabagismo aumenta o risco de muitas doenças, incluindo doenças gengivais e perda de dentes.

Quando procurar seu dentista

Para prevenir doenças gengivais e outros problemas de saúde bucal, agende limpezas dentais regulares e exames de rotina. Entretanto, contate seu dentista se notar quaisquer sinais ou sintomas que possam sugerir problemas de saúde oral, tais como:

– Gengivas que sangram quando você escova ou usa fio dental;

– Gengivas que começam a se soltar dos dentes;

– Dentes permanentes moles;

– Sensibilidade incomum a quente ou frio;

– Mau hálito persistente ou um gosto incomum na boca

– Mastigação dolorosa

E lembre-se de que a detecção precoce e o tratamento de problemas nas gengivas, dentes e boca podem ajudar a garantir uma boa saúde bucal por toda a vida.

Deixar uma resposta

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM